BENEFICIOS DO CSMVL

Além de desfrutar de uma excelente condição em seu sítio de voo, o Clube Sul Mineiro está preparado para receber sócios e visitantes em sua sede, com todas as condições de conforto para a família e acompanhantes dos pilotos. O CSMVL mantêm ainda, diversos tópicos de apoio e interesse dos voadores sócios ou visitantes. Destacam-se a estação meteorológica enviando dados em tempo real como temperatura, umidade, pressão atmosférica, ponto de orvalho entre outros. Quatro câmeras posicionadas na Sede permitem a visualização da rampa e de todo céu sobre a Serra do Paredão, fornecendo importante subsídios das condições climáticas locais.
Durante todos os dias atendentes permanecem na Sede recebendo e informando sócios e visitantes. Na Rampa o Clube mantem serviço de fiscalização 7 dias por semana, garantido segurança aos pilotos e seus familiares. Um estacionamento para 25 veículos, energia elétrica, além de ponto de água para higiene, banheiros e equipamentos de segurança, como cordas e carretilhas, completam os investimentos em conforto para os frequentadores do CSMVL.
No ano de 2016, dobramos a área de nossa arquibancada e entrou em funcionamento nosso banheiro, dando outra dimensão de conforto e higiene a frequência da rampa, para sócios, pilotos e visitantes. Todos os efluentes gerados são tratados em reator biológico, produzindo água de reuso, que depois de sofrer desinfecção é utilizada para irrigação da rampa. Na área a direita da decolagem foi preparada um local para montagem de asas delta e checagem de parapentes, criando mais espaço, conforto e segurança para as decolagens. Semanalmente nossas caixas d’água são reabastecidas com água potável da Serra e bimensalmente nossos reservatórios são lavados e desinfetados. Todo sistema hidráulico de abastecimento funciona por gravidade, não consumindo nenhuma energia numa concepção totalmente sustentável.
Um projeto de paisagismo, envolvendo a preservação do bioma local e plantio de espécies nativas, frutíferas e ornamentais desenvolve-se permanentemente buscando manter as condições e belezas nativas do espaço da rampa e seu entorno. De toda a propriedade do Clube Sul Mineiro, noventa por cento está “tombada” e protegida legalmente, assegurando a preservação das condições da Reserva Biológica vizinha. Com alegria, visitantes podem ver aves exóticas e até bandos de macacos circulando ao redor da rampa.